segunda-feira, junho 29, 2009

A destituição do Reino do Algarve!!!


Olá meus caros!!!


Pois é o nosso 8º Esquerdo situado aqui no reino de Portugal, mais concretamente no burgo do Algarve, a que muitos de facto sempre chamaram REINO DOS ALGARVES... isto agora começa a fazer-me sentido!!! Pois mas como vos estava a dizer, parece que aqui a nossa residência, e a residência de todos os que habitam no que eu pensava ser uma região de Portugal, mudou de donos, acho que fomos vendidos juntamente com umas ilhotas e uns "yates" ao largo da costa... nem me dei conta, e nem me perguntaram se queria o negócio!!!
Vejam bem o que descobri numa das minhas agora muito frequentes saídas daqui do burgo, para o que eu pensava ser uma viagem nacional e interna para uma outra região do nosso país!!!... Para o que eu pensava ser... porque agora descobri que todas as semanas faço viagens internacionais!!! Estou muito mais animada... sinceramente... os que me conhecem sabem bem da minha vontade de viajar e conhecer o mundo com os meus olhos e os meus pés sempre!!! Por isso viagens internacionais para outras culturas semanalmente... é fantástico, sou uma priveligiada... isso eu também já sabia LOL!!!

Pois é... já não vivemos no Reino do Algarve, agora we are resident in ALLGARVE, really!!!
Na verdade, eu até achei alguma graça à criação da marca e à tentativa de promoção da região... confesso que por graça e até de forma um pouco sarcástica, até uso com muita frequência esta denominação para a região, sobretudo para chamar a atenção de algumas diferenças culturais que às vezes me espantam!!!
Mas agora a colocação de uma estrutura Hollywoodesca, mesmo no cimo de um monte a denominar a região na sua entrada mais utilizada (saída da portagem da A2 para a A22), acho que já é um pouco demais!!!

Eu pensava que vivia numa região cuja origem era Árabe... enterrada na história deste país, por isso chamar-se ALGARVE (Al no ínicio da palavra) e agora descubro que a origem etimológica do nome é anglosaxã (ALL no ínicio da palavra)uma coisa moderna iniciada há 3 anos apenas... troquei-me toda... estou mesmo baralhada!!!
Isto até fez com que eu e o Filipe, que somos oriundos doutro burgo... reflectíssemos e chegássemos à conclusão que talvez seja este o motivo porque nós... nos sentimos um pouco estrangeiros por cá!!! Será!!!

Eu não gostaria de deixar de alguma forma de mostrar alguma indignação com uma recepção como esta para quem chega à região... sei que não serve de muito... mas acho que é importante alguma reflexão sobre tudo isto... sempre achei que ganhamos mais com a nossa permeabilidade cultural a todas as influências externas do que perderíamos se nos fechássemos para o mundo... mas haja decência e limites... integrar diferenças, adoptar costumes, reeinventar conceitos, acho que sim... mas não precisamos para isto de mudar de identidade, acho que já é demais... todos podem dizer... "mas a identidade está na atitude do dia a dia"... CONCORDO... contudo há que ter cuidados... o nome de uma pessoa, de uma região, de um país, fazem parte da sua identidade, da sua história... inclusive para mudarmos de nome... temos de cumprir uma série de trâmites legais que acho que não são assim tão fáceis... mas para mudarem o nome da região ninguém nos perguntou nada, engraçado, nem nunca vi um cartaz gigantesco a informar-nos que chegámos ao Algarve antes!!!
Já sei... isto é uma marca, é promoção, o Algarve continua Algarve... mas não é o que parece para quem cá chega e não o conhece, seguramente que pensará que está em contacto com uma língua da anglosaxónia, dominada por todos os interesses e mais alguns, menos os de garantir que crescemos e nos transformamos, sem no entanto perder a identidade, a língua, e as diferenças que nos destacam...
Mesmo já muito tarde numa das minhas viagens... agora internacionais lol... tive de subir o monte e ir ver bem de perto para poder acreditar!!! LOL

Para os que ainda não vieram... não se surpreendam quando chegarem... estão de férias sim, não no reino dos Algarves aqui em Portugal, mas de férias num país diferente... bom em altura de crise não é... uma viagem para fora nesta altura... muito, muito bom!!! LOL

Haja paciência...

Beijinhos e abracinhos

Catarina

Sem comentários: