terça-feira, maio 25, 2010

Uma Tuga em Israel


Shalom Shalom Shalom... agora já por cá na Tugalândia!!!!

Amigos do 8º Esquerdo e 8º Esquerdistas, como muitos sabem, recentemente fui um pouco à "aventura" até Israel... o plano inicial era ir dando algumas notícias desde lá aqui para o nosso blogue... mas o acesso à internet não colaborou comigo... o que quer dizer que agora vos proponho um pequeno resumo das minhas caminhadas por terras muito disputadas belicamente desde todos os tempos... mas em paz durante a minha permanência... ao contrário do que muitos pensaram... e quem sabe até desejaram... ah e tal finalmente vamos ver-nos livres dela num qualquer ataque bombista... loooooooooool temos pena... REGRESSEI!!! ;)

Sempre fui apologista que devemos ir mesmo aos lugares e sentir as coisas por nós próprios para obter uma aprendizagem e um crescimento efectivo na nossa vida, assim, no âmbito do contexto académico decidi ir pelos meus pés até Israel e confirmar o que se diz que por lá se faz relativamente aos sistemas de Urgência/Emergência e Trauma.

A viagem começou com uma primeira paragem em Bruxelas, e o descanso por lá de algumas horas, o que até me permitiu conhecer o Manneken Pis (o tal do boneco a mijar), que para meu espanto é minusculo, não sei como é que um país seleciona para seu monumento nacional um boneco minusculo a fazer xixi... o mais engraçado e que pouca gente sabe... é que também têm uma menina a fazer xixi... não sei se os belgas têm problemas urinários se o que se passa... mas a cidade agradou-me, e têm uns gaufres divinais!!! Ah e o Manneken nesse dia, para meu espanto, estava vestido de TUGA... espantoso!!!!

Bom, depois foi o embarque para Telavive... mas que interrogatório senhores, depois de por momentos pensar... os gajos não me vão deixar embarcar... já tive na Indonésia e no Nepal... tou feita... mas depois de muita vistoria e perguntas... LUZ VERDE... Surprise Surprise... tudo se repetiu à saída, novo interrogatório, "o que esteve cá a fazer, para quê, porquê... bla bla bla"
Chegada à terra prometida, relativamente aos meus objectivos académicos, que foram a razão primeira desta minha partida à aventura, concretizaram-se na totalidade, deu para perceber que nós poderíamos ser brilhantes se organizássemos, auditássemos e monitorizássemos as nossas acções, deu para perceber a etnografia nos cuidados como uma base importante para a qualidade dos mesmos, deu para observar a importância da sistematização nos cuidados de emergência, particularmente no trauma. Mas também deu para perceber que aqui também há ainda muito espaço para a melhoria e crescimento!!




No que toca ao turismo que consegui fazer... não consegui cobrir todas as áreas, foi impossível ir ao Mar Vermelho, Eilat, e consequentemente Petra... uma lacuna Grave, ficou também de parte Belém... tenho muita pena!!!
MAS AMEI Jerusalém... fiquei tão impressionada com a partilha de espaços naquele pedaço de solo tão disputado e amado pelos vários credos religiosos... afinal aqui nasceram as três principais religiões monoteístas do mundo... é uma cidade bastante turistica é verdade, mas ainda com a sua multicultaridade própria mantida, é brilhante ver a presença vincada nas vestes da ortodoxia e rigor de cada uma destas religiões, o Judaísmo, o Islamismo, e o Catolicismo!
Vibrei intensamente com o Muro das Lamentações, com o Domo de La Roca, com a Mesquita de Al Aksa, que na verdade partilham as mesmas paredes e muros, que são os vestígios ainda do Segundo Templo... e está mesmo paredes meias com a Igreja do Santo Sepulcro... é fantabulástica toda esta mistura, a tranquilidade e significado espititual do Monte das Oliveiras, a sua vista para Al Kuds... é tocante!!!




O deserto da Judeia, o Mar Morto, Massada como vestígio da resistência dos Judeus ao Império Romano, impressionam com a beleza inóspita...




A norte mais verde, o mar da Galileia, que tem como afluente e efluente o Rio Jordão, Cafarnaum, Nazaré, o Monte Tavhor... os Montes Golan, as terras da Jordânia, do Líbano estão mesmo ali tão perto...


Para além de toda esta viagem extraordinária... garanto-vos que viajei imenso por dentro de mim... enriqueci muito nesta viagem, esta riqueza toda, não me cabe na minha conta no banco... não sei que faça com ela... looooooool ;) (Sei sei... ), cresci e aprendi... fiz pela primeira vez uma viagem completamente sozinha para um país bastante distante, com uma cultura muito diferente, com uma língua que me era completamente estranha... o Hebraico é do caraças... mas garanto-vos que é uma experiência bombástica, ímpar e que recomendo a todos, sinto mesmo que todos nos devíamos desafiar a fazê-lo, é um passo em Frente.

Espero que gostem das fotos... fica aqui uma pequena partilha da minha experiência!!!

Fui Feliz nesta viagem e nesta aventura... e a aventura nunca acaba, está sempre por aí... (mas os nossos momentos só são felizes se nós quisermos que assim seja... e nem sempre a vida... essa traidora... deixa que isso aconteça... mas temos sempre de lutar para que sejam, para que continuem a ser...)
e vocês já SABEM...
FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!!!!! :=)

Beijinhos e Abracinhos... Abreijos

Catarina

Sem comentários: