Olá a todos!
Uma das coisas que me levou a escrever este texto, é a presença constante de uma palavra no nosso 8º Esquerdo… Equipa!
“Somos uma equipa”, “temos que formar uma equipa”, “temos de ser uma boa equipa”, etc…
Ora isto levou-me a ir ao dicionário, e pesquisar o que realmente significa a palavra equipa.
“Grupo de pessoas encarregadas de algum trabalho ou serviço comum”, com origem (ainda por cima) na palavra francesa équipe. (segundo o dicionário)
Sendo assim, será que queremos ser “apenas” uma equipa? Um conjunto de pessoas encarregue de executar um trabalho comum? Ou ainda, será que somos mesmo só uma equipa??
Talvez para alguns sim… Espero que para a maioria não… Espero ainda que a grande parte das vezes que se usa esta palavra, seja com um outro significado, que seja apenas por estar “entranhada”.
Mas o que devemos ser então? Analisando a definição de equipa, encontra-se a palavra Grupo.
Segundo o mesmo dicionário tem várias definições, das quais destaco “conjunto de coisas que formam um todo;”, “conjunto de indivíduos que têm interesses comuns;”, grupo ou associação de indivíduos que defende os interesses comuns dos seus membros…”, “conjunto de átomos que formam parte de uma molécula;”
Pegando na última definição, não deveremos nós ser um conjunto de “átomos” que formam parte de uma “molécula”? Sabendo que quanto mais forte for a ligação entre os átomos, mais estável se torna a molécula? Não deveremos em conjunto, formar um todo, com interesses comuns, defendendo todos esses mesmos interesses?
Há alturas em que me parece que somos mesmo uma equipa… Outras quero acreditar que tentamos ser um grupo. Claro que todos os grupos têm as suas individualidades, vários membros, com outras tantas características diferentes. O nosso não é excepção. Todos têm as suas virtudes, assim como os seus defeitos. Todos têm as suas ambições. Todos traçaram um “plano” para atingir os seus objectivos.
O importante é muitas vezes definir se os fins justificam os meios.
Depois, num grupo cheio de potencial como o nosso, onde a experiência se mistura com a vontade de aprender, onde um “gaiato” como eu vê em alguns desses membros reflexos de alguns dos meus objectivos, sou da opinião de que deveremos ser (tentar) definitivamente um grupo, defendendo os interesses de todos, preservando os nossos objectivos, criando harmonia no trabalho, para que todos em conjunto não formemos apenas uma “máquina” de produção, mas sim uma “orquestra”.
E isto reflecte apenas um pensamento,ideia, ponto de vista pessoal, de alguém que depois de fazer noite e dormir o dia inteiro, não tem mais nada que fazer a esta hora. Não quero com isto criticar nada nem ninguém! Quem sou eu… E peço desculpa se para alguém isto não faz qualquer sentido e vem para aqui apenas ocupar espaço.
Mas… Somos uma equipa ou um grupo??
Cumprimentos a todos!
_=Filipe=_
Sem comentários:
Enviar um comentário