http://aeiou.expresso.pt/a-lata-dos-enfermeiros-segunda-parte=f573701#commentbox
Olá Olá Caros leitores do nosso 8º Esquerdo,
Como todos sabemos, há por aí um jornalismo de opinião de vão de escada, que se atreve a publicar num jornal de referência nacional, algumas considerações sobre a profissão de enfermagem que apenas revelam ignorância, falta de rigor, de ética e de deontologia profissional!!! Não resisti a enviar-lhe também (a ele e ao expresso) a minha opinião sobre o seu artigo... até porque como disse uma vez uma actriz neste país a propósito de um assunto bem sério... "as opiniões são como as vaginas, quem quer dá-las dá-las..." mas há o limite da decência e do bom senso no rigor e profissionalismo com que tudo isto se faz!!! ;) ;)
Partilho com todos vós a minha opinião sobre o artigo do Sr. Henrique Raposo!!!!
Os habituais beijinhos e abracinhos para todos vós!!!!
Catarina Tavares
Exmos. Srs.
Venho por este meio exercer o meu direito de resposta a um artigo publicado no vosso jornal, isto porque considero fundamental que o vosso jornal use de maior rigor na publicação de artigos de opinião, a exigência de conhecimento sobre os assuntos sobre que se opina é o mínimo exigível aos vossos cronistas.
Remeto o email para este endereço de email uma vez que não o consegui publicar na vossa secção de comentários, dirijo-me seguidamente ao Sr. Henrique raposo.
Com as melhores saudações,
Catarina Tavares
Enfermeira
Exmo. Sr. Henrique Raposo,
Boa tarde,
Permita-me que começe por me identificar, Catarina Tavares, e sim, sou Enfermeira!
Começo por lhe dizer que li o seu "artigo de opinião" no Expresso, e que de alguma forma fiquei triste, indignada e até irritada com o que o senhor escreve. Eu sei que é um artigo de opinião e como tal o Sr. tem direito à sua. Mas, há um problema, o Sr. tem a responsabilidade social de estar a escrever para hipoteticamente milhões de leitores, pessoas que o vão ler, que se vão indagar sobre as verdades que o Sr. emite na sua opinião, pelo que isso lhe dá ainda a responsabilidade acrescida de escrever sobre um assunto que conheça profundamente, ou então de fazer investigação para poder escrever sobre um assunto que desconhece.
Um jornal ou uma pessoa não deve publicar artigos, que não tenham por base um trabalho de campo rigoroso e sério sobre determinado assunto. O dever de informar, de esclarecer os cidadãos, de fazer serviço público com a informação, exige rigor jornalístico, exige trabalho de campo, exige fontes de informação credíveis, exige análise de dados... não me parece que se tenha preocupado em o fazer!
Peço desculpa, mas a sua opinião nesse artigo, revela ignorância sobre o trabalho dos profissionais de enfermagem, o Sr. revela não saber nada sobre as suas funções e as suas competências, o Sr. revela, felizmente para si, não ter precisado até agora de cuidados de saúde e de cuidados de enfermagem. O sr. revela desconhecer a evolução sociológica de uma profissão na sociedade em que habita. Revela ainda, dar ouvidos e créditos a mitos sobre lutas interclasses que não estão na base dos protestos da enfermagem nesta altura, o Sr. revela desconhecer como são as greves dos profissionais de enfermagem neste país... e eu tenho muita pena que assim seja... e que o Sr. com a sua opinião baseada apenas e só no senso comum e nas conversas de café com dois ou três amigos que imagino eu, tiveram más experiências com profissionais de enfermagem (há bons e maus profissionais em todo o lado e em todas as profissões... inclusive no jornalismo...), contamine a opinião pública que atentamente o segue... Sim porque o Sr. tem essa responsabilidade, esclarecer a opinião pública.
Eu não o vou maçar muito mais, até porque como deve calcular, tenho muito para fazer, todos temos hoje em dia nesta sociedadezinha que criámos. Contudo, permita-me que acrescente a este meu direito de resposta, dois ou três aspectos que carecem de algum esclarecimento:
1 - A marcação da greve, não favorece a esmagadora maioria dos enfermeiros nas férias que o Sr. refere. Isto porque os Enfermeiros trabalham por turnos, trabalham ao Sábado, domingo, feriados, épocas festivas, como Páscoa, Natal, passagem de ano, etc... (é como os jornalistas, trabalham quando há notícia), assim sendo, não sei que férias são estas de que fala... esclareça-me por favor... Gostava ainda de o informar, que o cumprimento de serviços mínimos não dá qualquer hipótese aos Enfermeiros de se ausentarem para sítio nenhum, sabe porquê... porque temos de ir trabalhar (curioso de greve a trabalhar), imagine ainda que para isso, por vezes em alguns serviços, os enfermeiros, têm de ir trabalhar apenas parte do turno, têm de se deslocar, têm de pagar essa deslocação, como num dia normal de trabalho, e não recebem o seu salário normal, porque claro, se estão de greve, nesse período não auferem o seu salário. Não sei como podemos fazer estas férias que o Sr. refere, não entendo.
2 - Eu sei que o Sr. sabe que, legalmente a carreira médica e de enfermagem estão classificadas exactamente no mesmo grau de complexidade, é assim está na lei... mas nem tão pouco isso é o mais importante, o mais importante é o Sr. entender que a questão que está em cima da mesa nesta altura, não é uma luta inter classes, o que está em causa, é o reconhecimento e revalorização da profissão de enfermagem, ponto. Quem fez comparações entre a carreira de enfermagem e a carreira médica foi o Sr., mas uma vez mais, revelando um desconhecimento atroz do que se passa nos serviços de saúde. A questão não é quem tem mais responsabilidade, a questão é, cada um dos profissionais tem as suas responsabilidades!!! Temos inclusive "objectos" de trabalho diferentes se formos pensar em trabalhar com base num modelo biomédico ou holístico, "o objecto" de trabalho dos enfermeiros são as pessoas e as suas capacidades na doença ou em processos de transição de vida, e o do médico, são as patologias e os diagnósticos dessas pessoas. Mas isto também não é o mais importante, agora, o Sr não iria entender...Gostaria que reflectisse é que, nos serviços de saúde existem equipas pluridisciplinares com funções específicas que têm como objectivo ajudar as pessoas nos seus processos de doença ou eventos da sua vida (nascimento, luto, etc), e que as classes que compõem essas equipas pluridisciplinares têm cada uma delas a sua função. Um dia, se o Sr. precisar de cuidados de saúde, talvez entenda o que são cuidados de enfermagem!!!
3 - Aquilo que o Sr. denomina "limpar rabos aos velhinhos"... acho que foi assim que escreveu, não é mais que a prestação de cuidados de higiene e conforto, que na verdade requer saber e competência em determinadas circunstâncias... eu não vou aqui tecer mais comentários sobre o que isto é, nem explicar-lhe conceitos da esfera dos cuidados de enfermagem... mas dizer-lhe que se outros profissionais (assistentes operacionais) o fazem em algumas circunstâncias, fazem-no sobre supervisão de enfermagem e mediante o estabelecer de prioridades na prestação de cuidados, que é também uma das funções dos enfermeiros.
Esperando não o ter maçado, e com a certeza de que o que escrevi, não resolve a sua "ignorância" sobre o assunto sobre que opinou, desafio-o a ir passar algumas horas em algum local de prestação de cuidados de saúde para que possa ficar mais esclarecido!
E... peço-lhe uma coisa, em próximos artigos de opinião que publique, não o faça de ânimo leve como o fez desta vez, documente-se, investigue, estude, procure fontes credíveis para poder falar sobre qualquer temática, porque senão vou ser OBRIGADA a dizer-lhe como disse Juan Carlos a Hugo Chavez... "PORQUE NO TE CALLAS"!!!!
Com as melhores saudações,
Catarina Tavares
ENFERMEIRA
quarta-feira, março 31, 2010
Para quem não tem facebook...
Caros colegas e visitantes deste nosso blog do 8º esquerdo venho aqui informar, quem não tem facebook ou se tem não é frequentador assíduo, que no âmbito desta greve de enfermagem muito se tem escrito sobre um artigo que um senhor chamado Henrique Raposo redigiu e foi publicado no Expresso:
A lata dos enfermeiros, segunda parte - Expresso.pt
E assim vai a imagem da enfermagem em Portugal. Por momentos pensei que estava a perder tempo e tamanha atrocidade nem sequer merecia resposta, mas afinal senão formos nós enfermeiros a defendermos a nossa classe mais ninguém o fará!
Eu quando li senti-me realmente triste e até revoltada por verificar que existem pessoas que pensam desta forma , e senti necessidade de esclarecer o senhor, enviando-lhe o seguinte email:
"A lata do senhor que não sabe o que fala! Após ler no expresso um "artigo" (se é que assim se pode chamar) denominado " a lata dos enfermeiros, segunda parte" não podia deixar sem resposta o senhor que teve a lata de o escrever e o jornal que tem a lata de publicar artigos desta natureza, absolutamente fora da realidade. Em primeiro lugar ao senhor Henrique Raposo quero deixar claro que sim sou enfermeira, e como tal sinto-me no dever de o informar que nesta greve não está apenas implícito a luta por um ordenado a que temos direito, mas sim a valorização de uma classe, a luta por uma carreira justa. Sou enfermeira licenciada há cerca de 4 anos e recebo quase tanto como um colega que já o é há cerca de 10 anos, e daqui a 10 anos (senão lutar agora) vou estar a receber o mesmo que agora. Existem enfermeiros que se viram "obrigados" a deixar de ter tempo para a família, a disponibilizar parte do seu já pouco ordenado, para realizar um "complemento do bacharelato" e depois não advieram daí nenhum beneficio. Os enfermeiros continuam a fazer formação contínua, a fazer especializações (e qual o beneficio?), apenas pela vontade de saber mais e melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos seus doentes. Quero também que fique esclarecido que as greves que os enfermeiros têm levado a cabo, os direitos que reivindicam, não são uma luta contra a classe médica, pois todos têm o seu papel, funções que embora se complementam são distintas, não tendo uns mais ou menos conhecimentos ou aptidões que outros. Afinal será que qualquer serviço de saúde funciona sem um enfermeiro?! Se acha que sim, como dá a entender, é porque não tem conhecimentos sobre a área e como tal não devia dar opiniões ridículas, devia simplesmente limitar-se à sua ignorância. E ao que o senhor refere como "limpar o rabo aos velhinhos" chamam-se cuidados de higiene que por vezes os enfermeiros, quando consideram adequado delegam aos assistentes operacionais (não auxiliares, mais uma demonstração de ignorância sobre o assunto), não por serem demasiado finos, mas porque têm outros cuidados a prestar que não podem ser delegados. O número de enfermeiros nos serviços está longe do ideal e como tal têm que se estabelecer prioridades, o que implica responsabilidade. Espero que a sua mente cheia de nuvens negras fique um pouco mais clara com este esclarecimento e que se um dia necessitar de um enfermeiro (mais cedo ou mais tarde todos precisamos) se lembre das palavras que um dia escreveu e se sinta realmente mal, até ao ponto de sentir nojo de si próprio. Ao responsável pelas publicações no expresso quero apenas dizer que se deviam envergonhar de permitir que alguém com tão poucos conhecimentos sobre uma matéria a comente de forma nada profissional. Com os melhores cumprimentos, Sónia Brígida P.S. Senhor Henrique não precisa agradecer os esclarecimentos, também faz parte das funções dos enfermeiros fazer educações para a saúde, considere isto um ensino para a melhoria da sua saúde mental!"
E adivinhem lá, obtive uma resposta ao email, que manteve a mesma linha de pensamento:
Como não podia deixar tanta soberba sem resposta lá me vi obrigada a dizer que:
"A lata do senhor que não sabe o que fala! Após ler no expresso um "artigo" (se é que assim se pode chamar) denominado " a lata dos enfermeiros, segunda parte" não podia deixar sem resposta o senhor que teve a lata de o escrever e o jornal que tem a lata de publicar artigos desta natureza, absolutamente fora da realidade. Em primeiro lugar ao senhor Henrique Raposo quero deixar claro que sim sou enfermeira, e como tal sinto-me no dever de o informar que nesta greve não está apenas implícito a luta por um ordenado a que temos direito, mas sim a valorização de uma classe, a luta por uma carreira justa. Sou enfermeira licenciada há cerca de 4 anos e recebo quase tanto como um colega que já o é há cerca de 10 anos, e daqui a 10 anos (senão lutar agora) vou estar a receber o mesmo que agora. Existem enfermeiros que se viram "obrigados" a deixar de ter tempo para a família, a disponibilizar parte do seu já pouco ordenado, para realizar um "complemento do bacharelato" e depois não advieram daí nenhum beneficio. Os enfermeiros continuam a fazer formação contínua, a fazer especializações (e qual o beneficio?), apenas pela vontade de saber mais e melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos seus doentes. Quero também que fique esclarecido que as greves que os enfermeiros têm levado a cabo, os direitos que reivindicam, não são uma luta contra a classe médica, pois todos têm o seu papel, funções que embora se complementam são distintas, não tendo uns mais ou menos conhecimentos ou aptidões que outros. Afinal será que qualquer serviço de saúde funciona sem um enfermeiro?! Se acha que sim, como dá a entender, é porque não tem conhecimentos sobre a área e como tal não devia dar opiniões ridículas, devia simplesmente limitar-se à sua ignorância. E ao que o senhor refere como "limpar o rabo aos velhinhos" chamam-se cuidados de higiene que por vezes os enfermeiros, quando consideram adequado delegam aos assistentes operacionais (não auxiliares, mais uma demonstração de ignorância sobre o assunto), não por serem demasiado finos, mas porque têm outros cuidados a prestar que não podem ser delegados. O número de enfermeiros nos serviços está longe do ideal e como tal têm que se estabelecer prioridades, o que implica responsabilidade. Espero que a sua mente cheia de nuvens negras fique um pouco mais clara com este esclarecimento e que se um dia necessitar de um enfermeiro (mais cedo ou mais tarde todos precisamos) se lembre das palavras que um dia escreveu e se sinta realmente mal, até ao ponto de sentir nojo de si próprio. Ao responsável pelas publicações no expresso quero apenas dizer que se deviam envergonhar de permitir que alguém com tão poucos conhecimentos sobre uma matéria a comente de forma nada profissional. Com os melhores cumprimentos, Sónia Brígida P.S. Senhor Henrique não precisa agradecer os esclarecimentos, também faz parte das funções dos enfermeiros fazer educações para a saúde, considere isto um ensino para a melhoria da sua saúde mental!"
E adivinhem lá, obtive uma resposta ao email, que manteve a mesma linha de pensamento:
"Cara Sónia, obrigado pelo seu mail, e pela sua preocupação com a minha saúde mental. Mas é bom saber que tem uma consciência corporativa bem activa, e que, por isso, acha bem pedir um aumento de 200 euros nesta altura de aperto para o país. os melhores cumprimentos, Henrique Raposo"
Como não podia deixar tanta soberba sem resposta lá me vi obrigada a dizer que:
"Mais uma vez com esta resposta só demonstra a sua ignorância sobre o assunto em causa, pois estas reivindicações já se arrastam há vários anos e como ainda não se chegou a um acordo digno não podemos simplesmente baixar os braços só porque estamos em "crise" e mais uma vez deixar que os governantes deste país não reconheçam o valor da nossa classe e a respeitem condignamente. Será que é assim tão ridículo dar aos enfermeiros o que têm direito, quando se pagam milhões em prémios para os gestores públicos?! (é só um exemplo). Sei que posso estar aqui a enumerar inúmeros factos que não irá compreender, pois a sua mente está muito toldada e só vê aquilo que quer, como tal ficamos por aqui. Até já lhe dediquei demasiado do meu precioso tempo, é a minha vertente de enfermeira a vir ao de cima, sempre à procura de cuidar dos seus doentes, seja qual for a sua doença. Contudo, também é preciso respeitar quando estes não se querem curar!
Com os melhores cumprimentos,
Sónia Brígida"
Com os melhores cumprimentos,
Sónia Brígida"
E assim vai a imagem da enfermagem em Portugal. Por momentos pensei que estava a perder tempo e tamanha atrocidade nem sequer merecia resposta, mas afinal senão formos nós enfermeiros a defendermos a nossa classe mais ninguém o fará!
Sónia Brígida
sábado, março 27, 2010
Família CONGUITO... de certeza que já ouviram falar!!
Olá meus amores... eu sei que a malta tem andado um bocado afastada disto... agora é so facebook e tal... Mas!! Como o prometido é devido aqui vão as fotos da reunião familiar que ocorreu la por volta dos dias de Carnaval... eheehhh
Tcharaaammmm!! Famíliaaaaaaa CONGUITO!!
Quem é quem...?
Quem escuridãããããoooooooooooo
Olha duas amigas da família Conguito!! Não podiam faltar!! Porque o lema dos Conguitos é "amigos sempre por perto para a festaaaaaaa" loool :p
A festa dos La Plante já tinha acabado mas os resistentes ainda continuavam ao som das músicas que ainda se ouviam por lá... Alguns já a sofrerem algumas mudanças de cor e já um bocado desfocados...
Epah eu até era boa mocinha se pusesse cá mais fotos mas já tou aquii com o olho no Benfica que já começou por isso... vou parar por aqui... Já dá bem para verem que aqui com a malta do 8º esquerdo é sempre a curtiiirrrrrr :D
Beijinhos pretinhos ***
_Ana Rita_
quarta-feira, março 17, 2010
BARRAGEM MONTE DA ROCHA - PANÓIAS
Olá pessoal, aqui estou eu a partilhar convosco a minha alegria de ver a barragem perto da minha casa com a sua cota máxima e já a descarregar.
Em Maio do ano passado ela estava muito "descascada", como podem ver nesta fotografia
No dia 27 de Fevereiro de 2010 ela estava assim, quase cheia, faltava muito pouco para descarregar
Qual não é a minha alegria quando no dia 13 de Março de 2010, chego lá e vejam o que encontrei:
Jokas grandes para todos os 8º esquerdistas
sábado, março 13, 2010
Residente do 8º Esquerdo Feliz com o seu novo brinquedo - Parte I !!!
Olá Olá caros leitores deste blogue, 8º esquerdistas e todos os visitantes circunstanciais!!!
Sabem uma coisa... a vida tem-me ensinado que partilhamos pouco... partilhamos pouco das nossas angústias, dos nossos medos e temores... (também quem quer saber disso!!!), MAS sobretudo partilhamos pouco das nossas alegrias, das nossas motivações e das nossas convicções. Agora que o SOL regressou... como me estava a fazer mal tanta chuva... eu, que até nem sou do Sporting... até já me estava a fazer falta para repor a CLOROFILA... é que sinceramente, estava a ficar muito murcha, pálida, sem vitalidade, o "verde" saudável desta planta, estava a transformar-se numa folha amarelada e sem graça, nada avermelhada como as do Outono bonito, como é tão do meu gosto!!!! Vocês sabem o meu Benfica tem de estar sempre em alta!!!! LOOOOL
Hoje apeteceu-me partilhar convosco uma das minhas LOUKURINHASSSSS... LOL
Os 8º esquerdistas sabem, que tinha a tara que queria andar de mota... então, olha...
Bora lá satisfazer o desejo, comprei uma mota... uma acelera mesmo... só que, PROBLEMA, NÃO SABIA ANDAR DE MOTA, mas não sabia mesmo. Embora houvesse quem pensasse que eu estava a brincar. OK eu gosto buerere de brincar, mas de vez em quando falo a sério... loooooooooooool
Pois olhem meus amigos mas o que eu tenho para partilhar convosco, é que esta residente do 8º Esquerdo, fez-se à vida ontem pela primeira vez na sua moto, com a ajuda da nossa residente, gerente do gabinete das culpas (QUE TEM ANDADO TÃO CHEIO PELO NOSSO 8º ESQUERDO... temos de construir pessoal, please) ANA LU, lá fui eu fazer-me à mota em plena praia de Faro!!!! Estou tão feliz, não caí nem nada... :) mais uma etapa vencida na minha vidinha... ;)
É assim, hoje queria mesmo era partilhar convosco esta minha conquista e alegria, foi apenas um pequeno príncipio, amanhã vou treinar mais... lol
Obrigada por estarem aí para lerem este meu contentamento!!!!
Hoje deixo-vos apenas com a primeira foto na minha mota... não, não foi de ontem, foi mesmo do dia em que a comprei... agora pela minha inabilidade ainda não dá para a foto... Mas prometo que quando já estiver PRO, escrevo mais um post e mostro-vos o "GRANDE ESTILO"!!!!!!
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL ;)
Beijinhos e Abracinhos
Catarina
Sabem uma coisa... a vida tem-me ensinado que partilhamos pouco... partilhamos pouco das nossas angústias, dos nossos medos e temores... (também quem quer saber disso!!!), MAS sobretudo partilhamos pouco das nossas alegrias, das nossas motivações e das nossas convicções. Agora que o SOL regressou... como me estava a fazer mal tanta chuva... eu, que até nem sou do Sporting... até já me estava a fazer falta para repor a CLOROFILA... é que sinceramente, estava a ficar muito murcha, pálida, sem vitalidade, o "verde" saudável desta planta, estava a transformar-se numa folha amarelada e sem graça, nada avermelhada como as do Outono bonito, como é tão do meu gosto!!!! Vocês sabem o meu Benfica tem de estar sempre em alta!!!! LOOOOL
Hoje apeteceu-me partilhar convosco uma das minhas LOUKURINHASSSSS... LOL
Os 8º esquerdistas sabem, que tinha a tara que queria andar de mota... então, olha...
Bora lá satisfazer o desejo, comprei uma mota... uma acelera mesmo... só que, PROBLEMA, NÃO SABIA ANDAR DE MOTA, mas não sabia mesmo. Embora houvesse quem pensasse que eu estava a brincar. OK eu gosto buerere de brincar, mas de vez em quando falo a sério... loooooooooooool
Pois olhem meus amigos mas o que eu tenho para partilhar convosco, é que esta residente do 8º Esquerdo, fez-se à vida ontem pela primeira vez na sua moto, com a ajuda da nossa residente, gerente do gabinete das culpas (QUE TEM ANDADO TÃO CHEIO PELO NOSSO 8º ESQUERDO... temos de construir pessoal, please) ANA LU, lá fui eu fazer-me à mota em plena praia de Faro!!!! Estou tão feliz, não caí nem nada... :) mais uma etapa vencida na minha vidinha... ;)
É assim, hoje queria mesmo era partilhar convosco esta minha conquista e alegria, foi apenas um pequeno príncipio, amanhã vou treinar mais... lol
Obrigada por estarem aí para lerem este meu contentamento!!!!
Hoje deixo-vos apenas com a primeira foto na minha mota... não, não foi de ontem, foi mesmo do dia em que a comprei... agora pela minha inabilidade ainda não dá para a foto... Mas prometo que quando já estiver PRO, escrevo mais um post e mostro-vos o "GRANDE ESTILO"!!!!!!
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL ;)
Beijinhos e Abracinhos
Catarina
quinta-feira, março 04, 2010
PROCURA-SE PORCO DO 8ºESQ.
Caros leitores, foi com um enorme pesar que constatei o desaparecimento do nosso PORCO...Deixo aqui o apelo a quem o "gamou/ escondeu/ apadrinhou/ desviou ou simplesmente meteu no lixo por estar sujo que:
1º O devolva;
2º O devolva;
3º Compre um novo e o devolva;
4º O devolva...
Estamos todos muito tristes e por esse motivo decretamos luto do serviço por este ente tão querido...
DEVOLVAM O PORCO!!! JÁ!!
ps: Pronto... sff devolvam o porco!
Subscrever:
Mensagens (Atom)